- Área: 91 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Ricardo Chaves, Jordi Miralles
-
Fabricantes: Aluvitec, Euromobilia, Highlight, Koses, Octubre 54
"A paisagem é trazida para perto de nós através dos edifícios"
Martin Heidegger
O Espaço: local para as pessoas desfrutarem momentos de lazer.
Ficus: qualquer uma das numerosas árvores tropicais, arbustos e vinhas pertencentes ao gênero Ficus. Da família do amoreiro, apresentam seiva leitosa e folhas grandes, grossas ou rígidas, incluindo o figo comestível, o banyan e muitas espécies cultivadas como plantas ornamentais.
O Ficus já estava lá quando a edificação chegou. A espaço projetado chegou para acompanhá-lo e destacar o lugar.
O programa não poderia ser mais simples. É um lugar onde se pode apreciar a vista e passar as tardes e parte da noite com amigos e familiares.
A localização escolhida tem uma ligeira inclinação para o leste e uma árvore tipo bonsai, que se assemelha às cultivadas pelo proprietário.
A vista da cidade de San José com a cordilheira vulcânica central é espetacular, as montanhas Escazu com seu Pico Blanco, ou Pico Branco, parece tão perto que você tem a impressão que poderia tocá-lo com as mãos.
À noite, San José torna-se a atração principal quando começa a se iluminar; o céu começa a ficar vermelho, matizado pelas luzes da cidade e o resto da paisagem começa a se perder na escuridão. A única coisa que resta é o Ficus iluminado.
Com isso em mente, nós criamos uma casa de vidro, elevada e apoiada em pilares metálicos e com uma cobertura que se abre em direção à vista – são 3 lados em vidro e uma parede opaca posterior (com as instalações).
O acesso é realizado a partir de uma ponte de aço e vidro que nos direciona para uma vista aberta da cidade, que logo desaparece quando encontra um ângulo para acessar o ambiente. É um espaço único de 52 m² que contém sala de estar, sala de jantar, cozinha e um pequeno banheiro adjacente.
Este espaço se abre completamente em seu lado nordeste, de frente para a paisagem da área, e se abre cerca de 60% para o terraço de 30 metros quadrados de frente para San José.
Cerâmica escura foi escolhida para o piso e o teto foi pintado em tom de cinza, para que, durante a noite, essas cores deixassem a sala quase numa semi escuridão e não competissem com as luzes da cidade. Os móveis e as cores da parede complementam esse estilo.
Para resumir: um projeto leve e claro, que não é intrusivo, projetado para possibilitar que os usuários sintam-se inseridos da paisagem.